Nanotecnologia | por favor clica aqui

___________________________________________________________________

Perguntas & Respostas

Nanotecnologia

O que é a nanotecnologia e para que serve?

A nanociência e a nanotecnologia remetem para o estudo e o aperfeiçoamento da observação dos materiais a escalas atómicas, moleculares e macromoleculares, onde as propriedades diferem de forma significativa em relação a escalas maiores.
A nanotecnologia permite aprofundar o nosso conhecimento sobre os fenómenos a uma escala atómica, que permite desenvolver materiais e dispositivos com propriedades, funções e desempenhos específicos e novos. Existem já, no mercado, vários produtos baseados na nanotecnologia. Os seus avanços podem contribuir, por exemplo, para o crescimento, a competitividade, o desenvolvimento sustentável, a saúde pública, o emprego, a sociedade da informação, a indústria, a inovação, o ambiente, a energia, os transportes, ou a segurança.

Qual a importâncias deste tipo de tecnologia para a economia europeia?

As nanotecnologias são tecnologias presentes em todos os sectores da actividade humana, e têm repercussões consideráveis. Poderão contribuir para a solução de numerosos problemas que se colocam na sociedade actual. Apresentam, também, uma nova vantagem concorrencial para a indústria e a economia europeia, criando novos postos de trabalho. Segundo os analistas, o mercado mundial das nanotecnologias poderá representar até 2015, entre 150 a 2 000 biliões de euros, com a criação, até 2014, de 10 milhões de novos empregos, o que corresponde a 10 % do total de empregos nas indústrias produtivas no mundo. Na Europa, podem ainda contribuir, directamente, para se atingir os objectivos definidos pela Estratégia de Lisboa, no que diz respeito à competitividade europeia.

Quais as vantagens das nanotecnologias para a sociedade e os consumidores?

Espera-se que a utilização das nanotecnologias traga benefícios no dia-a-dia dos consumidores, por exemplo, através da criação de novos produtos e aplicações na área da saúde ou do ambiente. Actualmente, estão já, em curso a criação e o aperfeiçoamento de materiais como instrumentos terapêuticos e de diagnóstico médico. O sector têxtil e os electrodomésticos também estão a evoluir graças às nanotecnologias.

Porque é que as nanotecnologias podem ajudar o ambiente?

Estas tecnologias podem favorecer uma utilização mais sustentável dos recursos naturais, através de sistemas específicos de transformação e produção, que implicam um uso mais eficaz da energia e das matérias primas. Graças às nanotecnologias, poderemos fazer uso, no futuro, de produtos menos nocivos para o ambiente, bem como, reparar alguns dos danos causados pela poluição, contribuindo para atenuar as alterações climáticas.
___________________________________________________________________

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: