TOP + das ideias preconcebidas sobre design | por favor clica aqui

___________________________________________________________________

TOP + das ideias preconcebidas sobre design

O que é o design? Será apenas uma questão de aparência e de moda? As empresas, as universidades e os decisores políticos concordam cada vez mais com a ideia de que o design é um instrumento de inovação e de competitividade. Mas o que quer dizer, afinal, este termo de que se ouve tanto falar? A sua definição não é clara e por isso aparecem inúmeras ideias preconcebidas. Vejamos as mais conhecidas.

Ideia preconcebida n.º1:
O design é uma questão de estética
É verdade que o designer trabalha a aparência dos produtos, mas será só esta a sua função? O design implica a possibilidade de garantir a satisfação das necessidades do utilizador. Ora, assim sendo, o design deve ter em conta outros aspectos para além da estética, como sejam a funcionalidade, a facilidade de utilização, a durabilidade do produto e o seu custo.

Ideia preconcebida n.º 2:
O design diz respeito apenas aos objectos
Muitos são os designers que trabalham em produtos e nas suas embalagens. Mas o design também se aplica aos serviços públicos e privados e às infra-estruturas como, por exemplo, na área do urbanismo. Quando os urbanistas estudam a forma como os idosos ou as pessoas com deficiência motora se deslocam na cidade, isso é design. Quando os urbanistas procuram formas de evitar o crescimento de bairros de lata, isso é design. Quando se observa uma sala de espera nas urgências ou a reacção dos clientes numa agência bancária, também se trata de design.

Ideia preconcebida n.º 3:
O design tem por objectivo encarecer os produtos

Algumas empresas podem utilizar o design para dar uma aparência ou uma funcionalidade específica a um produto, que lhe confere um valor maior. Os clientes poderão optar por um determinado produto por causa da imagem que lhe está associada, pagando, muitas vezes, mais do que por um produto similar sem essa imagem. Mas o design também está ao serviço da criação de produtos e serviços cujos custos de produção são mais baratos. Por exemplo, nas lojas da famosa marca sueca Ikea, os consumidores podem encontrar peças de mobiliário inovadoras e acessíveis.

Ideia preconcebida n.º4:
O design é uma actividade que só diz respeito aos designers
As actividades de design são, regra geral, levadas a cabo por designers. No entanto, ao longo dos últimos anos, tem-se vindo a utilizar o design como uma actividade estratégica e pluridisciplinar nas empresas, e que vai desde a investigação até à engenharia, passando pelas relações com o cliente e pelo marketing. Esta tendência implica um papel mais alargado do designer, que combina outras funções.

Ideia preconcebida n.º 5:
O design apenas se desenvolve nas grandes empresas
É verdade que um número considerável de exemplos de design inovador mais conhecidos provém das multinacionais. Mas também é verdade que muitas pequenas e médias empresas (PME) viram vantagens no design como forma de se posicionarem no mercado.

Ideia preconcebida n.º 6:
Um design não tem valor, se não for protegido
Um design inovador pode ser protegido na Europa, quer a nível nacional quer comunitário. Verifica-se que muitos designs não são patenteados, o que implica que não são protegidos, mas continuam a ter um valor comercial considerável.

Ideia preconcebida n.º 7:
O design só diz respeito à cultura e à arte e não deve ser confundido como elemento comercial

Regra geral, o design é considerado como fazendo parte do sector criativo e cultural, já que permite trabalhar os aspectos estéticos e culturais dos produtos, ligados às tradições, aos valores e aos modos de vida. Mas também é uma actividade comercial que visa melhorar as vendas, a satisfação do cliente e a rentabilidade.
___________________________________________________________________

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: