Ambnews | por favor clica aqui

___________________________________________________________________

Ambnews

Biotecnologia portuguesa distinguida com o Prémio Europeu EEP

O projecto biotecnológico desenvolvido pelas empresas portuguesas Secil e AlgaFuel foi galardoado, em Dezembro de 2009, com o segundo lugar de prata do Prémio Europeu de Inovação Ambiental (EEP Awards), em Paris, na Feira Internacional Pollutec 2009.
Este projecto, já distinguido com o Prémio Nacional de Inovação Ambiental, foi criado em 2007 pela Secil e a AlgaFuel, para reduzir as emissões de CO2 para a atmosfera, através da produção industrial de microalgas, na fábrica de cimento Cibra Pataias, em Alcobaça. Para os vencedores, este prémio representa o reconhecimento dos seus esforços para conservar e melhorar o ambiente através de tecnologias ambientais inovadoras.

___________________________________________________________________

Ecoaldeias: moda ou modo de vida sustentável?

A ecoaldeia de Hjortshoj, na Dinamarca, tem atraído atenções pelo seu modelo de desenvolvimento comunitário. Criada no início da década de 90 do século XX, esta aldeia tem-se reinventado através da tecnologia, preservando os recursos naturais, poupando energia, e criando um modo de vida em que os seus habitantes decidem e agem a favor do ambiente.
Segundo a Rede Europeia de ecoaldeias, a GEN-Europe, estas aldeias são “comunidades à escala humana, rurais ou urbanas, que procuram criar modelos de vida sustentáveis” (www.gen-europe.org; www.ecovillage.dk). Fica então a curiosidade de descobrir se são um efeito de moda ou, pelo contrário, um modo de vida.

___________________________________________________________________

Os europeus apostam na Energia Sustentável

Bruxelas volta a receber em Março de 2010 os Prémios Europeus de Energia Sustentável. Integrado na semana europeia de energia sustentável, este evento premeia projectos europeus inovadores no panorama energético. Estas iniciativas fazem parte da Campanha Europeia de Energia Sustentável, criada pela Comissão Europeia, em 2005, para sensibilizar a opinião pública e alterar o panorama energético europeu, apostando nas energias renováveis, na eficiência energética, nos transportes menos poluentes e nos combustíveis alternativos. (+ info em www.sustenergy.org)
A energia é um dos grandes problemas que o mundo e a Europa enfrentam. Entre 1997 e 2006 o consumo de energia na Europa cresceu 7 %. Os países da União Europeia consomem mais energia do que aquela que produzem. Por essa razão, a união de esforços de todas as nações é fundamental.

___________________________________________________________________

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: